domingo, 10 de maio de 2015

Constrangimentos bobos são os piores

A vida nos constrange de diversas maneiras. Diariamente, nos encontramos em alguma situação pouco ou nada agradável, que podem nos causar um sentimento de impotência também, ou até mesmo de raiva, sendo que na maioria das vezes são situações em que não nos restam alternativas, só podemos guardar dentro de nós mesmos para sempre. Calma, esse não é um texto tão profundo assim como essa introdução, não tenho interesse em fazer com que você reflita sobre os grandes sofrimentos da humanidade; Filósofos e outros pensadores já o fazem. Minha intenção aqui é comentar algumas das situações chatas que ocorrem no nosso dia-a-dia mesmo, ou pelo menos no meu e que percebo que ocorre com outras pessoas também. Então se você se identifica, “é nóis”!

1. “Parabéns pra você nessa data querida”!
Oh my! Existe situação mais constrangedora que várias pessoas cantando parabéns pra gente? Elas formam um círculo, prendem a gente dentro dele, todos nos focam, sorrindo psicopaticamente, batendo palmas freneticamente, querendo nos estimular e causar algum tipo de emoção que nós não encontramos dentro de nós, a não ser o constrangimento de ter que esperar a música acabar e todo mundo focar no bolo que é o que realmente importa. Isso é, quando há bolo. Maldade pior é cantar sem que haja um brigadeiro sequer.



2. O ônibus não parou.
Essa é triste! Causa raiva, sentimento de impotência e de pobreza. Por que eu não fiz medicina e já não tenho um carro no primeiro ano de formada? A pessoa aperta o passo, segura a bolsa, dá até uma corridinha e o danado sai. Todos na parada nos olham com pena e vergonha alheia. Resta apenas engolir o orgulho e esperar o próximo. Ainda é menos doloroso quando tem mais gente esperando, a decepção quando ele passa reto é coletiva e a gente não se sente mais tão só.

- Lá vem o ônibus!
Passou direto.


Só de escrever isso eu estou envergonhada aqui, acho que nem tenho mais o que falar sobre esse ponto. Já pensou um dia: vem o ônibus, a gente pede parada, ri, entra no carro e sai. CHUPA!

3. Me despedi e encontrei de novo.
Eu sempre quis saber o que as outras pessoas fazem nesse momento. Eu olho pro celular, pra dentro da bolsa, entro na primeira loja que aparecer (se for dentro de um shopping), mas a pessoa já viu. E quando tem aquela piadinha:
- Eita, tá me seguindo é?
- Claro, sempre te quis. Bjs



4. Menti o meu nome, alguém chegou e falou o verdadeiro logo em seguida.
Ai gente, quem nunca fingiu outro nome em algum lugar que atire a primeira pedra, né não? Isso me faz pensar porque ainda faço isso, já que a pessoa vai me pegar na mentira. Daí lá vou ter que me justificar sem encontrar nada plausível.

A pessoa olha pra amiga que chamou pelo nome:



Ela:



5. Estava assistindo um filme e na hora da cena caliente o pai chega.

Não era nada pornô, não era Game Of Thrones, nem Malhação. Era uma comédia que só naquela hora havia uma cena romântica. Porém, não existem palavras. Nada nunca justificará. A pessoa do filme poderia estar usando drogas, matando alguém, atropelando um cachorro, mas na maior pegação do mundo com outra é constrangedor demais! Beijar na frente do meu pai então? Jamais! Nem selinho. 



6. A sandália torou no meio da rua.
É triste você escolher uma sandália pra sair, confiar nela e ela torar quando você já pegou dois ônibus, desceu e está andando já perto do seu destino. Voltar pra casa não é uma alternativa bacana, só resta entrar no supermercado mais próximo e comprar um par de havaianas. Enquanto isso, ou você arrasta a sola da sandália até lá, ou vai com um pé calçado e outro no chão, ou vai descalço mesmo aproveitando a experiência. Essa ultima eu diria que uma atitude de uma pessoa bastante resiliente. Quando aconteceu comigo eu fui arrastando a sola da outra até o supermercado, sentindo muita raiva. Muita mesmo.

Não há nada a dizer. Palavras não vão mudar nada.


Enfim, claro que existem outras situações, mas que ocorrem menos (pelo menos pra mim). A vida é uma caixinha de situações constrangedoras. Mas um dia eu vou estar rindo de tudo isso em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário