sexta-feira, 14 de abril de 2017

Viajar (ou a gostosa e dificil arte de andar sozinha)

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2017

Peguei emprestado o computador da moça suíça pra escrever esse texto. Está fazendo sol lá fora, algo que tem acontecido pouco esses dias em que eu estou aqui. É a terceira vez que eu viajo para muito longe sozinha. Não havia planejado, inicialmente pensei em vir para a casa de um amigo, mas as coisas foram tomando outros rumos e acabei vindo parar em um hostel, onde, tirando o pessoal que trabalha aqui, eu sou a única brasileira.

Hoje somam-se sete dias em que eu estou aqui, falando inglês e portunhol para poder conviver melhor. Sete dias pedindo comida pelo Ifood e dividindo com alguns. Houve um dia em que ensinei a americana a fazer um frango a la Malu. Ah, ensinei algumas palavras em português também, ela estava com dificuldade com o verbo "tirar". Os israelitas prepararam uma comida esquisita, o alemão (mais brasileiro do que eu) me fez comer um macarrão mega apimentado, passei horas bebendo água. Parece até que andou pela Bahia.

A sensação é de que eu nem estou no Brasil. Conheci mais culturas do que outros lugares. A americana relatou odiar os EUA, seus pais só foram morar lá para se refugiarem da guerra do Vietnã, ela se sente vietnamita e deseja um dia morar aqui, inclusive para cursar Psicologia. Os israelitas terminaram o exercito e logo sairam para viajar pelo mundo porque passaram anos confinados. Os iraquianos também. Houve um dia em que todos os judeus se juntaram aqui porque era um dia importante para eles e a cultura é de passar esse dia todos juntos. Uma paraguaia me ensinou a diferença entre mucho e muy. A recepcionista falou comigo em inglês várias vezes porque era confuso ficar trocando de idioma.

Quanto a viagem, não montei roteiro de turismo, fui conhecendo o que dava certo, na hora que dava certo. O Rio é uma cidade incrível, é verdade o que dizem sobre ser uma cidade maravilhosa. Mas uma mulher sozinha possui limitações para ir e vir. Todos alertam "não pode vacilar, não pode ir sozinha para tais e tais lugares". Isso me cansou um pouco. A tensão acaba, por vezes, vencendo a coragem. E houve também a diversão que fez com que eu me sentisse em casa e segura. Sem contar a experiencia super engraçada de ir à Lapa no sábado a noite, com uma porção de gringos, e falar de futebol com um argentino e um alemão, este jogando na cara o 7 a 1, aquele, falando que eles tem o melhor futebol. Ora ora, parece que temos dois atrevidos aqui!

Ademais, em alguns momentos, é forte o sentimento de solidão. Em outros, é maravilhosa a liberdade de não depender ou precisar de ninguém para estar onde eu quiser estar. Como diz a música de Tiago Iorc "só um tempo só pra descobrir se a liberdade era só solidão". Equilibrio difícil, confesso. Mas, quem disse que eu passei algum momento sozinha aqui?

O quarto (que também é compartilhado com mais 7 pessoas) só serviu para dormir e guardar minhas coisas, o restante do tempo era entre a área externa do hostel, a sala, a cozinha e o bar. Rodeada de gente que veio sozinha (e em grupo), conversando sobre todas as coisas, ou em silencio checando o celular. Parece que surge uma espécie de solidariedade  empatica e vai acontecendo um rodizio de conversas e grupos. 

Deu tempo turistar e deu tempo descansar. Optei por deixar de fora Cristo e Pão de Açúcar, nesse feriado deve estar terrível de lotado. Fui à museus, uma biblioteca maravilhosa, caminhei muito por pontos históricos, como boa amante da história que sou. Por falar nisso, pra quem sempre foi meio solitária e cresceu acompanhada dos livros, conhecer o Real Gabinete de Leitura Português onde Machado de Assis ia para ler, foi incrível. Agora, tenho algo em comum com Machado!

Amanhã eu me despeço daqui e retorno à rotina. É bom viajar, e é bom poder ter um lugar para voltar. Aliás, é o que todos aqui no hostel relatam ter: a sensação de querer ir para poder voltar. Diz do sentido que o porto representa, muito tempo em mar aberto desperta o desejo de chegar ao solo. E vice versa. Ah, e agora o tempo voltou a ficar nublado.

Enfim, mission accomplished!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário